quinta-feira, 25 de agosto de 2011

starts with you

quanto tempo! to na espm, esperando dar a hora pro treino de fut e decididar
uma atualizada no blog... hehehehe
não aconteceu nada de mais esses dias, que eu me lembre...
já tem bastante trabalho da faculdade, muitos livros pra ler e filmes pra assistir! aiai
não tenho o costume de ler, mas gostaria de ter... pelo menos os livros desse semestre
parecem mais interessantes, não é teoria pura. o problema é não dormir lendo. haha

hm, vou falar de uma palestra que teve ontem da SWU com o Marcelo Yuka e Valdir Cimino.
o Valdir é formado em publicidade na espm, pós em tecnologia de ensino na faap e mestre
de ciencias da saúde na santa casa. além disso, ele é presidente de uma associação chamada
Viva e Deixe Viver... ele não falou muito disso, mas ele realiza trabalhos voluntários pra
visitar crianças doentes e mostra como isso faz diferença na melhoria da saúde. é legal ver
pessoas doando o tempo pra levar um pouco de felicidade pra quem precisa.. uma simples
leitura de livro, por exemplo, é um grande gesto! percebi que depois da missão pra Bolívia,
comecei a prestar mais atenção em atividades voluntárias, me faz me sentir uma pessoa melhor,
apesar de tudo.
mas de quem eu queria falar mesmo é do Marcelo Yuka: músico, compositor e ativista
social, além de ser um ex-integrante do grupo O Rappa.  ele é paraplégico e  a gente tava num
auditório de difícil acesso pra cadeirantes (caso dele), com uma rampa pro palco posta ali
especialmente pra ele.
nessa, ele simplesmente começou mais ou menos assim:
"vocês tão vendo essas ondulações no teto? é pro som fluir melhor..
a mudança na altura das cadeiras? é pra todos que estejam aqui consigam ver o palco..
as cores do auditório, que combinam e deixam o ambiente muito bonito... (etc etc etc).
mas essa rampa... essa rampa torna até o mais forte de vocês impossibilitado de subir.
é disso que eu quero falar: vocês pensam em tudo, no teto, na arquitetura, na cor das cadeiras,
mas não pensam em alguém na cadeira de rodas. isso não é inclusão social."
depois que ele falou isso, eu fiquei meio chocada, porque foi muito verdade o que ele tinha
acabado de falar. todo mundo diz se preocupar com a inclusão social, mas não pensa nos
pequenos detalhes, naquilo que realmente faria diferença. bom, depois disso, ele começou
a falar de algumas propagandas que utilizam-se de mensagens subliminares pra induzir
o indivíduo à compra, o que é muito ruim (no caso que ele citou).
assim como os palestrantes falaram, aparece direto nos jornais os assassinatos, estupros,
ou seja, toda a violência, mas fala-se muito pouco, na comunicação do Brasil, sobre
as coisas boas, sobre as coisas que realmente poderiam mudar nossa sociedade pra melhor.
é difícil pensar numa forma de tornar o Brasil um país mais homogêneo, mas é necessário,
antes de tudo, conscientizar a população sobre a nossa situação. e deste modo, nos mobilizarmos
para uma mudança que seja realmente efetiva.
aiai, no mínimo difícil.
depois da palestra, teve um show com a banda do Yuka na quadra... aparentava ser meio
alternativo, nunca tinha ouvido nenhuma das músicas, mas as letras eram mito boas, muito fortes.
elas falavam sobre alguns assuntos atuais meio "polêmicos"... depois vou procurar pra baixar!
fiquei curiosa do porque de ele ser paraplégico e fui pesquisar na net...
ele tentou evitar um assalto no Rio e acabou levando 6 tiros... foda, né?
aiai, me senti um nada do lado dele... hahahahaa
enfim, valeu a pena ter ficado pra essa palestra!

chega que jaja começa o treino. fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário